Governo do Pará valoriza 17 mil estudantes com ‘Bora Estudar’

O Programa Bora Estudar, lançado este ano pelo Governo do Pará, já beneficiou quase 17 mil alunos de escolas públicas estaduais com um prêmio de R$ 10 mil por desempenho acadêmico. A entrega dos cheques está sendo coordenada pelas Diretorias Regionais de Ensino (DRE), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com conclusão prevista até dezembro em todos os municípios.

Segundo Marcelo França Ribeiro, diretor de Projetos Educacionais da Fundação de Apoio para o Desenvolvimento da Educação Paraense (Fadep), ligada à Seduc, parte das premiações será entregue até o final de outubro, enquanto o restante ocorrerá em novembro e dezembro. Ele destacou que, ao final do processo, cerca de 19 mil estudantes, incluindo os que tiveram destaque no Enem, devem ser contemplados. Ribeiro enfatizou a importância de os alunos estarem atentos aos prazos e buscarem informações junto às suas escolas ou às respectivas Diretorias Regionais de Ensino em caso de dúvidas.

O “Bora Estudar”, lançado em maio, é o primeiro programa no Brasil a premiar alunos por desempenho acadêmico. Com investimentos de mais de R$ 165 milhões, o objetivo principal, segundo Ribeiro, está sendo atingido: reconhecer e incentivar a melhora no desempenho escolar. Ele ressaltou o impacto positivo nas famílias, que têm se aproximado mais das escolas, e a importância da celebração que envolve toda a comunidade escolar.

A programação de entregas segue em diversas regiões do estado. Na última terça-feira (8), 193 alunos de oito municípios da região sudeste, incluindo Xinguara e Tucumã, receberam seus prêmios em uma cerimônia com a presença de pais e autoridades locais. Também houve premiações em Terra Santa e Faro, no oeste paraense, e em Altamira, onde 475 alunos foram contemplados, restando poucos cheques a serem entregues.

Outras cerimônias estão programadas até o final de outubro em Monte Alegre, Alenquer, Almeirim e no arquipélago do Marajó. Em Afuá, 40 alunos receberão seus prêmios, e em Chaves, mais 23 estudantes serão contemplados. Em Cametá, a programação começou em setembro e segue até 11 de outubro, premiando 573 alunos de 19 escolas na região do Baixo Tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *