Governo do Pará inaugura a primeira escola estadual bilíngue em tempo integral

O ano de 2025 será um marco para a educação pública no Pará, com a entrega da primeira unidade de ensino em tempo integral e bilíngue (português e espanhol) da rede estadual. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), anunciou nesta segunda-feira (21) o lançamento da Escola Estadual Madre Celeste, localizada no Distrito de Icoaraci, além de assinar a ordem de serviço para as obras de reconstrução e a portaria de criação dessa nova iniciativa. Também foram abertas hoje as inscrições para matrículas na unidade.

O governador Helder Barbalho enfatizou que a escola beneficiará estudantes do distrito de Outeiro. “Esse investimento visa ampliar a oferta de ensino em Icoaraci, valorizando os alunos da região e oferecendo oportunidades também para os de Outeiro. Estamos certos de que esta unidade implementará um conceito educacional de alta qualidade, colocando o Pará como referência em educação pública e transformando a vida de crianças e jovens,” disse o governador.

A nova escola terá capacidade para mais de 700 alunos, abrangendo desde a educação pré-escolar até o Ensino Médio. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas durante toda a semana, com atendimento presencial na unidade.

Modelo Pedagógico

O modelo pedagógico será baseado em aprendizagem por projetos e trabalho colaborativo, promovendo o engajamento dos alunos por meio de atividades organizadas em estações. Os estudantes do Ensino Médio terão a opção de um percurso formativo que integra a Educação Profissional e Tecnológica, permitindo que concluam a educação básica com certificação técnica.

O secretário adjunto de Educação Básica, Júlio Meireles, representando a Seduc, destacou que o espaço proporcionará todas as condições necessárias para o desenvolvimento dos alunos.

O prédio da Escola Madre Celeste contará com diversas instalações, como piscina, quadra de vôlei de areia, quadra coberta e laboratório, representando um avanço significativo para a educação e um diferencial para a comunidade escolar. O currículo será interdisciplinar e terá conexão com a vida dos alunos, com trilhas de aprendizado personalizadas e ações de tutoria.

A futura estudante da 1ª série do Ensino Médio, Yasmin Sozinho, expressou suas expectativas: “Estou muito animada, pois este espaço promete ser uma das melhores escolas, não só do Pará, mas do Brasil. Ter um ensino bilíngue será excelente para nosso aprendizado, pois poderei aprimorar meu português e aprender espanhol.”

Educação em Tempo Integral

A Seduc já implementou um aumento de 100% nas vagas em escolas de tempo integral, com 33 novas unidades e mais de 17,7 mil novas vagas, totalizando 35,9 mil nessa modalidade na rede pública estadual. O objetivo das escolas de tempo integral é proporcionar uma formação integral e integrada, ampliando a jornada escolar e favorecendo o desenvolvimento cognitivo, físico, social, emocional e cultural dos alunos.

Sustentabilidade

A escola também contará com o Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), que faz parte da Política Pública de Educação para o Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo do Pará. O Ciseb promove a inovação educacional, oferecendo métodos e tecnologias para enfrentar os desafios contemporâneos da educação pública, com ênfase em sustentabilidade e cidadania digital.

Inscrições Abertas

As matrículas para a Escola Estadual de Tempo Integral Madre Celeste iniciam hoje e vão até sexta-feira (25), com atendimento presencial das 8h às 17h. A escola está localizada na Rua Manoel Barata, 728, esquina com São Roque, no bairro do Cruzeiro. Os interessados devem levar uma pasta L, histórico escolar, duas fotos 3×4 recentes, cópias da certidão de nascimento, CPF e RG do aluno e do responsável, comprovante de residência com CEP legível, folha resumo do Cadastro Único (CAD-Único) se receber Bolsa Família, e cartão de vacinação contra Covid-19.

Investimento na Educação Pública

O Governo do Pará tem se destacado nacionalmente na educação pública, ocupando a 6ª posição no ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Até o momento, foram entregues 153 escolas totalmente reconstruídas e 3 unidades de ensino infantil pelo Programa “Creche Por Todo o Pará”. Na capital, de 2019 até agora, foram entregues 28 unidades escolares totalmente reconstruídas.

Em Belém, mais de 16 mil estudantes da rede pública estadual se beneficiam das melhorias, com um investimento de R$ 71 milhões na educação. O Programa Bora Estudar já atendeu 4.191 estudantes na capital, com um investimento de mais de R$ 41 milhões. Em todo o Estado, 19 mil alunos receberão materiais de construção para reformas e ampliações de suas residências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *