O jovem Anderson Nascimento, atleta de parabadminton de 16 anos, beneficiado pelo Programa Parádesporto da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), começou a treinar há cinco meses e já está celebrando progressos notáveis. Ele foi convidado para participar do ‘Camp’, uma preparação para testes de paratletas visando a seleção brasileira. Após sua primeira avaliação em São Paulo, Anderson voltará em julho para a próxima etapa .
O Programa Parádesporto é uma iniciativa do Governo do Pará dedicada a impulsionar o esporte adaptado, oferecendo atividades esportivas gratuitas para pessoas com deficiência entre 9 e 17 anos, em Belém. Além disso, o programa disponibiliza espaços de treinamento e custeia viagens para competições
Valdir Aguiar, professor responsável pelo Parádesporto, destaca a importância do programa, não apenas no aspecto esportivo, mas também como suporte emocional e de inclusão. Ele menciona casos de paratletas que superaram desafios pessoais, como depressão, graças ao apoio e incentivo recebidos .
Outras modalidades esportivas incentivadas pelo Programa Parádesporto incluem Futebol PC, Parataekwondo, Tênis de Mesa, Voleibol Sentado, Futebol de Amputado, Natação, Bocha e Atletismo, que são praticadas na sede da Tuna Luso Brasileira .
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, destaca o impacto positivo dos paratletas paraenses nas competições regionais, nacionais e internacionais, ressaltando os benefícios em termos de saúde e inclusão proporcionados pelo esporte adaptado .