Em entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira, 18/03, no Palácio do Governo, em Belém, o governador Helder Barbalho confirmou o primeiro caso de Coronavírus registrado no estado. O paciente é um homem de 37 anos, morador de Belém, que chegou recentemente da cidade do Rio de Janeiro.
Segundo as informações oficiais do governo, o paciente apresenta um quadro clínico estável, já recebeu alta e está em isolamento domiciliar, seguindo as orientações da Secretária de Estado de Saúde (Sespa) e da Vigilância Sanitária. “É importante destacar que este é, até o momento, o único caso de Coronavírus confirmado no território paraense. Dos 19 casos suspeitos levantados até agora que estão sendo acompanhados pelo Instituto Evandro Chagas e equipe da Secretaria de Saúde Pública, temos apenas um caso positivo. Todos os outros casos suspeitos já examinados foram descartados”, afirmou o governador
Na coletiva, que também contou com a presença do vice-governador do Pará, Lucio Vale; do titular da Sespa, Alberto Beltrame; e secretário nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, foram apresentadas as medidas que estão sendo tomadas pelo governo para reduzir o impacto do Covid-19 no estado.
De acordo com Beltrame, a confirmação do primeiro caso da doença no Pará não altera as medidas do plano de enfrentamento à pandemia do Coronavírus. “Este primeiro caso é de um paciente que contraiu o vírus na cidade do Rio de Janeiro e depois veio para Belém. Ou seja, até este momento, nós não temos registro de nenhum caso de transmissão local ou comunitária. Portanto, este fato não altera o nosso plano de contingência. A orientação segue a mesma para todo o estado do Pará” destacou o secretário.
Testes são destinados apenas para pacientes que apresentarem sintomas
O representante da Vigilância em Saúde explicou que os testes de verificação de Covid-19 são destinados exclusivamente para pessoas que apresentam os sintomas do vírus como febre, tosse e dificuldade de respirar. “É importante esclarecer que tanto a nível federal quanto a nível estadual não existe suprimento para a realização de testes para todas as pessoas. Esses exames são destinados para pessoas que apresentam os sintomas do vírus. Por isso, pedimos a compreensão da sociedade e orientamos que neste momento a medida mais recomendada é o isolamento. As unidades de saúde só devem ser procuradas quando o paciente apresentar algum sintoma”, orientou.
Wanderson de Oliveira informou também que o Ministério da Saúde disponibilizará neste período 30 mil testes, que serão realizados tanto em laboratórios públicos como em privados que tenham parceria com a rede pública de saúde.
Parceria com secretárias municipais
O governador declarou que a Secretaria de Saúde do Estado tem trabalhado em parceria com as secretarias municipais e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para assegurar e garantir mais eficiência no plano de contingência do Covid-19. “Esse trabalho conjunto é fundamental para aumentar a fiscalização nas identificações de pessoas que tenham os sintomas e que precisam ser encaminhadas imediatamente para a realização do nosso plano de contingência” explicou Helder Barbalho.
Assista a íntegra da entrevista:
(Com informações de Adison Ferreira)
Foto: Reprodução/Youtube