O Governador Helder Barbalho participou de uma reunião por videoconferência do Fórum Nacional dos Governadores. O evento contou com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e foram tratadas questões sobre o panorama da vacinação no Brasil e o envio de novas doses. Na ocasião, o governador aproveitou para solicitar mais doses de vacinas contra Covid-19 ao Pará.
Segundo o governador, mesmo o Estado ocupando o 5º lugar no ranking de vacinação, ainda faltam muitos paraenses serem vacinados. “Apesar do Pará estar em 5º entre os estados que mais aplicou vacinas, isso ainda corresponde a um percentual pequeno da população, o que nos coloca em uma posição inferior com relação a cobertura vacinal. Por isso, durante a reunião, solicitei ao Ministro, que os critérios de quantitativo de doses enviadas por Estado seja revisto”.
Para Rômulo Rodovalho, titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), proporcionalmente o Estado tem recebido menos vacinas, quando se compara a população geral do Estado.
“Entre as unidades da federação não existe essa proporção. O Estado do Pará já executou cerca de 86,14% das doses enviadas pelo Ministério da Saúde e só alcançou uma população de 31,56%. Quando se compara com estados como o Rio Grande do Sul, que executou 78% das vacinas e conseguiu cobrir quase metade da população do estado, com 46.91% de pessoas imunizadas. Isso revela uma discrepância e apesar do nosso esforço em executar rapidamente a distribuição das doses, apesar do trabalho dos municípios em aplicarem as doses e informar no sistema, a gente não consegue avançar na mesma proporção que outros estados na cobertura vacinal, por que temos recebido menos vacinas proporcionalmente em relação à população geral”, avalia o secretário de saúde.
Foto: Reprodução
Informações: Diário Online