Durante evento no Estádio Colosso do Tapajós, em Santarém, foi assinada nesta quarta-feira (3) a ordem de serviço para a retomada das obras de reforma e ampliação da principal praça esportiva do Oeste do Pará. Em visita ao local, o Governador do Estado, Helder Barbalho, anunciou o investimento de mais de R$ 94 milhões. A previsão é de que a conclusão ocorra em 18 meses – ou seja, até maio de 2023.
“São mais de 90 milhões de reais que já estão garantidos em recursos do Estado, disponíveis para que a obra possa ter início e possa ter fim, se possível, antes do prazo”, afirmou o Governador.
O estádio é atualmente a “casa” de quatro equipes da região: São Raimundo, São Francisco, Tapajós e o recém-criado Amazônia Independente. Assim que concluído, o Colosso poderá até triplicar sua capacidade de público, já que, no formato atual, tem como carga máxima oficial de 8.500 pessoas. A estimativa é que passe a abrigar até 23 mil torcedores.
“Quando estiver pronto, será uma praça de esportes que poderá fazer aqui eventos nacionais e internacionais; reforçará a interiorização do nosso futebol profissional; fortalecerá as Ligas Esportivas do futebol amador em toda esta região; e, claro, também, grandes eventos culturais e religiosos, com a oportunidade da descoberta de talentos”, reforçou Helder.
O Colosso do Tapajós foi inaugurado em março de 1987 e pertence ao Governo do Estado, mas é administrado localmente pela Prefeitura de Santarém. Em março de 2013 a praça esportiva chegou a ter anunciada uma grande reforma, que a deixaria apta a ser um centro de treinamento de seleções visando a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. O projeto, orçado na época em R$ 19 milhões, não foi concluído.
Foto: O Liberal
Informações: O Liberal