Consumidores com contas atrasadas e o nome negativado podem renegociar suas dívidas, a partir desta segunda-feira, 4, no feirão online do Serasa Consumidor. O evento reúne 31 empresas, entre elas bancos e fornecedores de serviços de telecomunicações. De acordo com o organizador, os credores oferecem descontos de até 98% no valor da dívida para quem for quitar os débitos. A ação vai até o dia 30 deste mês.
Segundo o Serasa Experian, em outubro de 2019 o número de consumidores inadimplentes no país chegou a 63,2 milhões. Houve um aumento de 3 milhões de pessoas endividadas na comparação com outubro do ano passado, quando eram 60,1 milhões.
Para renegociar a dívida pela internet, é preciso acessar o site do Feirão Limpa Nome. Lá, o consumidor consulta seu CPF e vê se tem dívida com os credores que participam da ação. Caso tenha, o devedor clica na proposta feita e, se não concordar com o acordo proposto, é possível fazer uma contra-proposta. Ao chegar nos termos, basta imprimir o boleto e pagar.
As empresas participantes são Santander, Itaú, Recovery, Ativos, Net, Claro, Embatel, Anhaguera, Credsystem, Ipanema, Unopar, Sky, Nextel, Banco BMG, Digio, Hoepers, Porto Seguro, Tricard, Oi, Zema, Unic, Fama, Pitágoras, Uniderp, Unime, Itaucard, Hipercard, Ativos/S.A, Elmo, Tenda, Energisa, EDP e Banco Original. Além do desconto, o Serasa afirmou que há também condições diferenciadas para o pagamento dos acordos.
(Com informações da ascom Serasa)
Foto: Fabio Tito/G1