Estelionatários atraem vítimas ofertando acesso ao Minha Casa Minha Vida

Pessoas se passam por líderes comunitários e estariam cobrando valores para fazer cadastro no programa. Alerta foi anunciado pelo Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB).

Segundo o secretário Rodrigo Moraes, pessoas se passam por líderes comunitários e estariam cobrando valores para fazer cadastro do Minha Casa Minha Vida, programa social de habitação para famílias de baixa renda. Da mesma forma, há denúncias de pessoas se passando por funcionários da SEHAB e estariam cobrando dinheiro para que a pessoa cadastrada seja logo contemplada no programa social.

O Governo Federal lançou o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), em 2009, com o objetivo de proporcionar ao cidadão brasileiro condições de acesso à casa própria abrangendo áreas urbanas e áreas rurais.

Um dos critérios para ser contemplado no Programa é que a renda total familiar não ultrapasse R$ 1.8 mil; que não possuam moradia própria e que não tenham recebido qualquer benefício de natureza habitacional. Para se inscrever acesse o site http://viverbelem.belem.pa.gov.br/.

Os beneficiários serão selecionados de acordo com os critérios nacionais instituídos pelo Ministério das Cidades e critérios municipais adicionais aprovados no Conselho Municipal de Habitação.

Para isso, o governo fornece condições especiais de financiamento, por meio de parcerias com estados da federação, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos.

“As vítimas de golpe pagam esses estelionatários, achando que ao pagar pelo cadastro, já serão contempladas com uma casa. Mas não é assim que funciona. Não precisa de intermediários para realizar esse cadastro, a ordem de inscrição também não é critério de seleção e é totalmente gratuita. A própria pessoa faz sua inscrição no site ou pode ir até o prédio da Secretaria de Habitação, no setor social e realizar seu cadastro” explica o secretário.

Foto: Reprodução
Informações: G1 Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *