O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi), em colaboração com órgãos federais e estaduais, está implementando ações para combater os incêndios desde o início de setembro. Para apoiar a Terra Indígena Mãe Maria, em Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do Pará, foram enviados uma aeronave, um caminhão-pipa, caminhonetes e outros veículos, além de 28 bombeiros militares, equipamentos e materiais para enfrentar o incêndio florestal.
Em uma reunião com representantes do Ministério Público Federal (MPF), Defesa Civil de Bom Jesus do Tocantins, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), no âmbito da “Operação Fênix”, foi elaborado um plano estratégico para proteger os indígenas das aldeias afetadas. Um dos principais tópicos discutidos foi a grande quantidade de focos de incêndio na área indígena, especialmente em áreas de mata virgem, que dificultam o acesso terrestre.
Para conter os incêndios, foram enviadas máquinas para abrir linhas de frente na mata e criar aceiros — faixas sem vegetação ao longo da área de vegetação nativa — para impedir a propagação das chamas. A Sepi está monitorando as áreas afetadas e garantindo apoio aos indígenas atingidos. “Estamos acompanhando de perto a situação e avaliando as principais necessidades dos indígenas para garantir sua segurança. Recebemos apoio tanto do governo do Estado quanto de instituições sociais”, afirmou Regilanne Guajajara, assessora Etno-regional da Sepi.