Nesta quinta-feira, 08/01, durante o tradicional discurso de início de ano com o corpo diplomático no Vaticano, o Papa Francisco afimou que teme um conflito em maior escala entre o Irã e os Estados Unidos e pediu diálogo entre os dois países. O pontífice também reforçou a importância de um compromisso maior da comunidade internacional com a paz no Oriente Médio.
“Os sinais que chegam de toda a região são preocupantes, após o aumento da tensão entre o Irã e os Estados Unidos. Renovo o meu apelo a todas as partes interessadas para evitar o aumento do confronto e manter ‘a chama do diálogo e do autocontrole’, em pleno respeito ao direito internacional”, disse o papa em uma longa análise sobre o que chamou de as “feridas do mundo”.
Diante dos mais de cem embaixadores e representantes diplomáticos credenciados no Vaticano, o pontífice novamente pediu um compromisso mais frequente e eficaz da comunidade internacional pela paz. “Agora é mais urgente do que nunca também em outras partes da região do Mediterrâneo e do Oriente Médio”, acrescentou.
(Com informações da Agence France-Presse)
Foto: Remo Casilli/Reuters