Com o feriado do Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) inicia nesta quarta-feira (30) uma operação especial de fiscalização nas principais rodovias do Pará. A ação se estenderá até o domingo (4) e contará com cerca de 150 agentes atuando em pontos estratégicos como a BR-316 (do km 01 ao 18), PA-444 e PA-124, que dão acesso a Salinópolis, PA-391 (para Mosqueiro) e PA-483 (Alça Viária).
Mesmo com expediente normal para grande parte da iniciativa privada, o Detran prevê um aumento de aproximadamente 20% no fluxo de veículos nas estradas, devido ao ponto facultativo no serviço público. “Embora a movimentação não seja intensa como em outros feriados, é esperado um volume maior de veículos, o que exige atenção redobrada das equipes de fiscalização para coibir condutas perigosas”, destaca o diretor técnico-operacional do órgão, Bento Gouveia.
Entre os principais focos da operação estão o combate à embriaguez ao volante, o controle de velocidade e a prevenção de ultrapassagens em locais proibidos. O Detran alerta que motoristas apressados, mesmo em viagens curtas, podem representar risco à segurança no trânsito. Nas vias estaduais, há fiscalização eletrônica ativa e condutores flagrados desrespeitando a sinalização serão autuados.
Além do trabalho dos agentes em campo, o Detran utilizará sua Central de Controle de Operações para o videomonitoramento de veículos em tempo real. A central ajudará na identificação de automóveis com pendências como licenciamento atrasado, registro de roubo ou furto, e também de motoristas não habilitados. “Grande parte dos acidentes com vítimas está relacionada a esses fatores. Por isso, também orientamos os motoristas a fazerem a revisão do veículo antes de viajar”, ressalta Gouveia.
A operação também inclui o acompanhamento do tráfego para evitar congestionamentos. A recomendação é que os condutores deixem a capital antes das 7h da manhã ou após as 20h, horários de menor movimento. Para o retorno no domingo, o ideal é chegar a Belém até as 16h. Caso seja necessário, o Detran poderá implantar uma faixa reversível na BR-316, transformando uma pista de saída em uma terceira faixa para entrada na cidade, especialmente no trecho entre os quilômetros 17 e 10, em Marituba — área comumente afetada por lentidão.