DEAM Virtual atende 200+ vítimas de violência doméstica em 6 meses

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher Virtual (DEAM Virtual), criada pela Polícia Civil do Pará para atender mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, registrou 238 denúncias nos primeiros seis meses de operação, iniciada em 8 de março de 2024.

O serviço, disponível 24 horas por dia, permite que mulheres em situação de vulnerabilidade denunciem abusos de forma segura, sem precisar sair de casa. Além disso, a plataforma possibilita a solicitação de Medidas Protetivas de Urgência (MPU) e oferece acesso a serviços como perícias e suporte psicológico.

Das ocorrências registradas, 162 incluíam pedidos de medidas protetivas, dos quais 131 foram deferidos, representando uma taxa de concessão de 81%. Esses números destacam a importância do serviço para garantir a segurança de mulheres que enfrentam ameaças e violência em seus lares.

O delegado-geral de Polícia Civil, Walter Resende, enfatizou a relevância da plataforma para mulheres em regiões remotas do Pará, onde o acesso a uma delegacia física pode ser limitado.

As denúncias foram feitas por mulheres de diversas regiões do Pará, demonstrando a eficácia do canal em superar barreiras geográficas e possibilitar o atendimento em áreas com presença limitada de delegacias especializadas. Além da Região Metropolitana de Belém, municípios como Parauapebas, Marabá, Santarém, Monte Alegre, Curuçá, Óbidos, Tucuruí, Redenção, Abaetetuba e São Félix do Xingu registraram solicitações de atendimento.

“O lançamento da DEAM Virtual é um marco no enfrentamento à violência de gênero no Pará. A ferramenta tem permitido uma resposta mais rápida e eficaz às denúncias, proporcionando mais segurança e proteção às vítimas. Com a crescente adesão ao serviço, esperamos que ele continue sendo um ponto de apoio essencial para as mulheres em situação de risco em todo o Estado”, destacou a delegada Ariane Melo, titular da Diretoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *