Pela primeira vez, após a realização de 227 edições, o Círio de Nazaré não terá a presença física dos devotos caminhando ao lado da berlinda da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas da capital paraense em procissão. O anúncio foi realizado na noite desta quinta-feira (06), pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, durante coletiva de imprensa na Basílica de Nazaré.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, a 228ª edição da maior festividade católica do mundo será acompanhada apenas de maneira virtual por seus fiéis. A imagem peregrina não sairá às ruas para procissões.
“O mais importante para nós é dizer que vamos realizar o Círio. É a nossa homenagem para Nossa Senhora. Vamos realizá-lo da maneira que é possível, não poderemos fazer as grandes procissões mas teremos as celebrações e depois toda a quinzena do Círio com evangelização e formação cristã”, disse Dom Alberto Taveira.
Conhecida por levar dois milhões de pessoas às ruas de Belém e pelo cordão humano que puxa a berlinda, acompanhado de muito calor, a procissão se tornou impossível de ser realizada devido à aglomeração inevitável de pessoas ao redor da imagem da padroeira dos paraenses.
“Todos conhecem a dimensão da aglomeração que o Círio causa, e os resultados seriam imprevisíveis. Embora a cidade viva um momento de relativa tranquilidade, por cautela, tendo como premissa principal a saúde do povo paraense, nós deliberamos pela não realização das procissões”, explicou o coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, Albano Martins.
Programação
No dia 09 de outubro, sexta-feira que antecede o final de semana onde ocorriam as procissões, haverá a apresentação do Manto de Nossa Senhora de Nazaré 2020, às 19h, evento que será antecedido por uma missa na Basílica Santuário, celebrada às 18h por Dom Alberto Taveira Corrêa. Após a apresentação do manto, o grupo Ama fará uma live musical, a partir das 19h30.
Já no sábado (10), a missa na capela do Colégio Gentil Binttencourt também ocorrerá, mas com portas fechadas e poderá ser acompanhada pela televisão e canais oficiais do Círio na internet. Também haverá live musical, além da queima de fogos às proximidades da Catedral da Sé e celebração de missa.
No segundo domingo de outubro (11), onde tradicionalmente ocorre a grande procissão, haverá uma intensa programação na TV Nazaré e TV Círio. Iniciará às 6h com missa. Em seguida, a imagem peregrina fará um sobrevoo pelos hospitais de Belém que atenderam pacientes acometidos pela covid-19. O encerramento será às 11h30 com uma missa na Basílica Santuário.
(Com informações de O Liberal)
Foto: Cristino Martins/ O Liberal