Com o tema “Maria, Mãe e Mestra”, a 230ª edição do Círio de Nazaré homenageou a padroeira da Amazônia. Dois milhões e meio de pessoas tomaram as ruas do centro de Belém neste domingo (9/10), segundo a Secretaria de Segurança Pública do Pará. A grande procissão do Círio 2022 voltou a promover romarias presenciais depois de dois anos de pandemia, quando não houve procissão oficial na festa católica.
Às 12h20, a berlinda chegou à Praça Santuário, ocorreu a missa de encerramento da grande procissão, celebrada por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém do Pará. Este ano, pela primeira vez nas ruas, esteve o Carro da Saúde. O novo símbolo foi criado em 2021, para homenagear o padre Santo Antônio Maria Zaccaria, que além de religioso, era também médico e dedicou-se a salvar vidas e, principalmente, um agradecimento aos profissionais de saúde que se dedicaram com tanto empenho no combate à pandemia.
Com a inclusão, a festa, que desde 2014 tem o certificado de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), passa a ter agora 14 carros.
Com informações G1
Fotos Pedro Guerreiro / Rodrigo Pinheiro Ag/Pará