Na noite desta sexta-feira, 11, as ruas da Cidade Velha se iluminaram com o cortejo multicultural do Auto do Círio. Este ano, o evento abordou o tema “Bendita és tu, Mãe Terra: Nossa Senhora de Todas as Lutas”, incentivando a reflexão sobre questões ambientais e a defesa da vida, das florestas e da diversidade sociocultural amazônica.
O cortejo começou na Praça do Carmo com um show da cantora Alba Mariah, embaixadora do Auto do Círio 2024, e percorreu as ruas do bairro mais antigo de Belém, prestando homenagens à fé e à cultura paraense. Durante o percurso, o público acompanhou apresentações artísticas de canto, música, teatro e dança, além de projeções de vídeo-mapping.
Os participantes também receberam banho de cheiro e bênçãos de São Benedito.
Helenize Costalat, biomédica que participou pela primeira vez do cortejo, ficou encantada com a diversidade de estilos e apresentações. “O Círio vai muito além da fé, ele transborda cultura e amor, indo além da festa religiosa,” destacou.
Na terceira parada, em frente ao Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), o cortejo foi recebido ao som de muito carimbó, com uma apresentação especial formada apenas por mulheres na sacada da instituição.
Tradição
O Auto do Círio é um programa de extensão da Universidade Federal do Pará e acontece há 30 anos em Belém, sempre na sexta-feira que antecede o Círio de Nazaré