Após uma derrota por 2 a 1 em Belém para o Santa Rosa, cerca de 8 mil torcedores lotaram o estádio no jogo da volta. O Mapará também fez 2 a 1 e nos pênaltis venceu por 4 a 2, superando a vantagem do rival. Com esta vitória, o Mapará carimbou antecipadamente seu retorno à elite, indo para a final na próxima quarta-feira (9/11) em Marituba e no domingo (13/11) o caldeirão Parque do Bacurau volta a ferver na partida de volta.
O Cametá Sport Club, ou “mapará-elétrico” como é conhecido pelo apaixonado torcedor cametaense, é um clube de futebol da cidade de Cametá, na região nordeste do estado. O clube foi fundado por um grupo de empresários cametaenses em 22 de junho de 2007. Nesse período, por não estar profissionalizado, mas cheio de garra, o Cametá atrelou-se ao time do Vila Rica (Belém) passando a se chamar naquele momento Vila Rica-Cametá, chegando a ser campeão da Segunda Divisão. Em 2008 terminou em 6º lugar na Primeira Divisão.
Alcançando a profissionalização já em 2009, quando estreou no Campeonato Paraense da Segunda Divisão, com uma excelente campanha para um estreante, abrilhantou um honroso 3º lugar. Com a desistência do time do Pinheirense para a temporada de 2010 no grupo de elite, a Federação Paraense de Futebol ofereceu a vaga ao Cametá que fez bonito e ficou em primeiro lugar na primeira fase, classificando-se para a segunda fase junto com Ananindeua, Santa Rosa e Independente. Porém, ficou novamente em 3º lugar em 2010 e em 4º lugar em 2011.
Em 2012, no ano do Centenário do Parazão, sagrou-se campeão estadual, se tornando o segundo time do interior na história a vencedor do Campeonato Paraense. Neste ano, no dia 13 de maio, se completou 10 anos de uma das conquistas mais emblemáticas do Parazão, quando o Cametá, do alto dos seus cinco anos de fundação, levantou a taça mais importante do futebol paraense, calando milhares de torcedores na grande final, realizada no Mangueirão, tendo ao comando o técnico Sinomar Naves e um elenco com futuras estrelas, como Ricardo Capanema, Julio César, Ratinho e Soares.
Com informações DECOM/PMC