No dia (22/12) será exibido em Cametá, região Nordeste do Estado, a produção Cinematográfica sobre a vida e a obra de Mestre Cupijó. O documentário foi dirigido por Jorane Castro e tem sido muito elegido pelos críticos da área de cinema.
Mestre Cupijó ficou conhecido no mundo musical com o ritmo do Siriá, gênero original da cultura cametaense, com músicas autorais gravadas em vinil e Cds. Cupijó cresceu em meio à música, ouvindo e depois participando da banda Euterpe Cametaense, da qual seu pai Vicente Castro, o Mestre Sicudera, era diretor. Antes dirigida por seu avô, a Euterpe Cametaense foi fundada em 1874, tornando-se a banda municipal mais antiga do Pará e, possivelmente, do Brasil.
O Filme vai ser exibido na Praça dos Notáveis, região central da cidade onde fica localizada a Igreja de São João Batista padroeiro dos cametaenses. O Departamento de Turismo de Cametá teve a autorização da família e da produtora detentora dos direitos do filme. Além de assistirem ao documentário, poderá ser doados brinquedo e alimento não perecível para ajudar famílias carentes do município.
Com Informações DETUR
Foto Toninho Castro