Entre os dias 8 e 11 de fevereiro, a arena Guilherme Paraense, conhecida como Mangueirinho, será o palco dos jogos pré-olímpicos de basquete feminino. A abertura do campeonato, marcada para o dia 8, apresentará a disputa entre Alemanha e Sérvia, às 17h, seguida pelo confronto entre Brasil e Austrália, às 20h. O local passou por uma extensa obra de reconstrução e será oficialmente reaberto no dia de estreia da programação, com capacidade para receber até onze mil pessoas. No entanto, já nesta terça-feira, 6, ocorrerão treinos das quatro equipes visitantes no local.
A competição é inédita no Brasil e assegura três vagas para as Olimpíadas de Paris, na França, que serão realizadas em julho deste ano. Os ingressos estarão à venda por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) no site da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e também nas lojas Lobo. No site, os interessados poderão encontrar todas as informações relacionadas a gratuidades, incluindo local de retirada e quem tem direito ao acesso gratuito, entre outros detalhes.
A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) espera que, após o evento, o espaço seja utilizado por times locais. O Mangueirinho também passou por melhorias, incluindo uma nova pintura na parte interna, um novo piso na quadra e melhorias no sistema elétrico e de refrigeração. O ingresso adquirido para o dia garante ao torcedor acesso a todas as partidas disputadas naquela data. Em outras palavras, quem adquirir o passe para o dia 8 poderá assistir tanto ao jogo das 17h quanto ao das 20h, que é o da Seleção Brasileira.
Os espectadores presentes no Mangueirinho poderão desfrutar de uma estrutura de bar, onde serão vendidos lanches e bebidas geladas, além de disponibilidade de estacionamento pago. Durante os jogos, haverá intervalos de 15 minutos, nos quais serão realizadas apresentações de dança, animação da torcida e outras atividades
No formato de disputa adotado, todas as equipes se enfrentam, e ao término do torneio, os três primeiros colocados avançam para a disputa dos Jogos Olímpicos. O pré-olímpico é uma iniciativa da CBB, o principal órgão do basquete brasileiro, encarregado da organização e aprovação dos eventos, bem como da representação dos atletas do basquete no Brasil. A CBB é filiada tanto à Federação Internacional de Basquete (Fiba) quanto ao Comitê Olímpico do Brasil (COB).