Uma operação comandada pela Secretaria Municipal de Meio de Ambiente de Bragança, nordeste do Pará, apreendeu 4 mil caranguejos-uçá na noite do último sábado (15). Os crustáceos foram apreendidos na comunidade do Tamatateua, zona rural do municipio. Os agentes chegaram ao local após uma denúncia anônima informando que na localidade havia um veículo carregado com caranguejos, desrespeitando a legislação ambiental do período de defeso.
Os fiscais contaram com o apoio da Guarda Civil Municipal de Bragança e da Polícia Militar para realizar a apreensão da carga. Os 4 mil caranguejos foram conduzidos até o prédio da secretaria para contagem e verificação do estado de conservação. Após a vistoria, foi constatado que apenas 60% dos caranguejos tinham condição de serem devolvidos ao seu habitat natural.
Durante a madrugada, parte dos crustáceos foi colocada em uma área de mangue. Os 40% restantes, foram doados a abrigos e em bairros de Bragança.
O próximo período de defeso do caranguejo-ucá ocorrerá entre os dias 10 e 15 de março; segundo a Semma, as fiscalizações irão continuar, pescados da espécie “Mero, Gurijuba e Pargo” também estão em período de defeso.
(Com informações de Fabricio Bragança)
Fotos: Fabricio Bragança