Após semanas de desavenças, brigas internas e provocações na imprensa, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), demitiu o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A decisão já era esperada por Mandetta que relatou em entrevista à revista Veja o degaste que estava vivendo nos últimos meses com o presidente da República. “São 60 dias nessa batalha. Isso cansa”, afirmou.
Segundo informações do Estadão, o oncologista Nelson Teich assumirá o cargo. Médico e empresário do setor da saúde, Nelson Luiz Sperle Teich se reuniu nesta quinta-feira (16/04), no Palácio do Planalto, com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para formalizar a troca da pasta de saúde do governo.
Nascido no Rio de Janeiro, o médico se formou pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e se especializou em oncologia no Instituto Nacional de Câncer (Inca). Atualmente, é sócio da Teich Health Care, uma consultoria de serviços médicos.
Teich atuou como consultor informal na campanha eleitoral do presidente, em 2018, e, na época, até chegou a ser cotado para o cargo, mas acabou preterido por Mandetta.
(Com informações do Estadão conteúdo)
Foto: Ueslei Marcelino/Reuters