Fevereiro seguirá chuvoso em todo o Pará, com previsão de chuva diária em Belém ao longo do mês, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, raios, trovoadas e ventanias não estão descartados.
O Inmet informa que janeiro registrou 401,4 mm de chuva, dentro da média prevista de 383,8 mm. Para fevereiro, a previsão é de um aumento na intensidade e frequência das precipitações, com média esperada de 450 mm.
O fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais do oceano Pacífico Tropical, influencia o clima no Brasil, provocando chuvas acima da média, especialmente no Norte e Nordeste. No Pará, outros fatores climáticos podem intensificar ainda mais o período chuvoso.
Chuva e marés podem agravar alagamentos
Meteorologistas alertam para o risco de alagamentos em Belém, especialmente no centro da cidade e em áreas historicamente vulneráveis. As marés mais altas do mês ocorrerão após 25 de fevereiro e seguirão até março, podendo ultrapassar em 10 a 15 centímetros os níveis registrados recentemente.
Além das chuvas intensas, há previsão de ventanias, trovoadas e raios, principalmente no início das precipitações. No interior do estado, o cenário também será de chuvas fortes, especialmente nas regiões litorâneas, como Bragança, Salinópolis e Marudá, onde a influência do oceano pode intensificar as tempestades.