Na semana em que completa um mês de instalação, o Hospital de Campanha de Belém superou a marca de 400 pacientes recuperados de Covid-19, nesta terça-feira (12). Ao todo, 401 pessoas que estavam internadas no Hangar puderam voltar pra casa. Com braços erguidos, em sinal de vitória, e com muitas flores, o registro do momento da saída demonstrou a emoção que os olhos não precisaram esconder.
Depois de 14 dias de tratamento, Josias Barbosa voltou para a família em Castanhal, no nordeste paraense. Os sintomas que ele sentiu foram inesquecíveis, igual ao reconhecimento pelo esforço de todos que auxiliaram no tratamento. “O que eu passei, eu não quero pra nenhum inimigo. Eu não conseguia respirar, me alimentar, sem me reconhecer. Só Deus e essa equipe aqui pra cuidar da gente. Hoje estou saindo recuperado, em nome de Jesus. Eu só tenho a agradecer aos médicos, enfermeiros e as pessoas que aqui trabalham”, conta emocionado.
Até a noite desta terça-feira, estavam sendo atendidos 239 pacientes no Hospital de Campanha, sendo 30 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Para o titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), Alberto Beltrame, mais do que um dado que demonstra a evolução positiva dos pacientes, o quantitativo representa o esforço em conjunto que é feito para a recuperação. “O governo do Estado anuncia esse número como um indicativo de mais esperança de que juntos podemos vencer o coronavírus. Não descansaremos, enquanto não conseguirmos levar a sociedade do Pará a um porto seguro com mais saúde”, afirma Beltrame.
Atendimento Humanizado
A melhora do quadro de saúde dos internados ocorre com o acompanhamento da família. Por cerca de 10 minutos, todos os dias, os pacientes conversam com um parente. O contato é realizado por meio de videochamadas entre tablets. Enquanto um equipamento é levado até o paciente, outro é entregue ao familiar na área fora do espaço de atendimento médico. O dialogo é acompanhando por uma equipe técnica e ocorre de 70 a 80 vezes por dia.
(Com informações da Agência Pará)
Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará