Saiu o primeiro balanço da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) dos primeiros dias de Lockdown em 10 cidades paraenses. Foram realizadas 60 autuações, sendo 54 multas para pessoas físicas e seis para estabelecimentos comerciais, que não se enquadravam como serviço essencial.
A capital Belém foi o município que mais computou autuações, com 37 ocorrências. Cinco pessoas foram autuadas pela Polícia Civil, quatro delas por não usarem máscara e uma por fazer uso de bebida alcoólica em local não permitido. Todos assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência e foram liberados.
Ao todo, 70 pontos de bloqueios foram montados pelos órgãos da segurança pública, tanto na Região Metropolitana de Belém como nas cidades do interior que passam pela contenção. Cerca de 10 mil agentes de órgãos estaduais e municipais estão envolvidos nas operações.
Sanções – As penalidades para quem desobedecer são: advertência, multa diária de até R$ 50 mil para pessoas jurídicas, MEI, ME, e EPP’s, a ser duplicada por cada reincidência; e, multa diária de R$ 150 para pessoas físicas, a ser duplicada por cada reincidência; embargo e/ou interdição de estabelecimentos.
Com informações / Agência Pará
Foto: Marcelo Seabra / Agência Pará