O município de Baião, no Baixo Tocantins, apresenta a maior taxa de letalidade por Covid-19 entre as 11 cidades que formam a região. Segundo a ultima atualização da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Baião já contabiliza 291 casos e 14 mortes provocadas pela pandemia. Apesar do número de casos ainda baixo, se comparado aos outros municípios da região, a cidade apresenta um índice de letalidade de 4,81% e está acima do dobro da média regional do Baixo Tocantins, 2,19%. No Pará, a taxa gira em torno de 4%.
A região do Baixo Tocantins é formada por 11 municípios: Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Oeiras do Pará e Tailândia. A região tem mais de 650 mil habitantes e apenas três hospitais estaduais que atendem toda a população.
De acordo com o Portal da transparência da Covid-19 monitorado pelo Governo do Pará, a região já contabiliza 17.339 casos confirmados da doença. Cametá é o município com o maior número de pessoas infectadas com um total de 4.358 casos, seguido por Barcarena com 3.321 e Abaetetuba com 2.673.
Foto: Reprodução/ Blog do Gerson Nogueira