Jovens atletas da Usina da Paz Prof. Amintas Pinheiro, situada no bairro Icuí-Guajará em Ananindeua, conseguiram se classificar para os Jogos da Juventude. Este evento, que reúne competidores de todo o Brasil, ocorrerá em novembro na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba.
Dez adolescentes, participantes das turmas esportivas da Usina, irão competir nas modalidades de atletismo, judô e taekwondo. Eles recebem apoio da estrutura e da equipe técnica do Complexo de Cidadania do Governo do Pará, garantindo uma preparação adequada.
As Usinas da Paz desempenham um papel fundamental na inclusão social por meio do esporte. Em todos os Complexos de Cidadania, são oferecidas aulas gratuitas em várias modalidades esportivas, promovendo a descoberta e o desenvolvimento de jovens talentos.
Leonardo Ferreira, atleta de taekwondo de 17 anos, destacou a importância da Usina: “Esse espaço foi crucial para nosso desempenho e para superarmos limites. Sem ele, não teríamos alcançado esse desenvolvimento”.
A secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, expressou sua satisfação ao ver a contribuição das Usinas na formação de atletas: “As Usinas estão sempre abertas para que a comunidade tenha acesso gratuito a diversas atividades esportivas, especialmente os jovens, que podem encontrar no esporte uma vocação e, quem sabe, se tornarem grandes desportistas no futuro”.
Além de atletismo, judô e taekwondo, as Usinas oferecem esgrima, basquete, muay thai, vôlei de quadra, futebol de areia, handebol, boxe, natação, vôlei de areia e futsal. Informações sobre vagas estão disponíveis nas recepções de cada Usina, e as programações podem ser conferidas no Instagram oficial (@usinasdapaz).
Os Jogos da Juventude reúnem os melhores atletas de até 17 anos do Brasil, oriundos de escolas públicas e privadas, competindo em 18 modalidades. O evento contará com mais de 4 mil atletas e mais de 6 mil pessoas envolvidas, incluindo organizadores, voluntários, árbitros, treinadores e profissionais de saúde.
Organizado pela área de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o evento visa oferecer suporte às modalidades olímpicas e fomentar a formação de jovens atletas e profissionais do esporte.