A Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré retomou, na noite de ontem (16), as visitas guiadas ao Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN). Suspenso desde o ano passado por causa da pandemia da Covid-19, o passeio vai estar disponível novamente para grupos de até dez pessoas, que deverão seguir todas as medidas sanitárias, como uso de máscaras e álcool, para que possam conhecer de maneira segura a história que envolve o Círio de Nazaré, por meio de quatro lugares históricos que integram o complexo, cada um com suas particularidades em relação a maior festividade católica do Brasil.
A própria Basílica será um dos espaços visitados no passeio, onde os grupos vão conhecer a história da edificação que data do ano 1861, assim como toda sua arquitetura representada por meio de adereços vitrais, mosaicos, grandes portas bronzeadas, estátuas, entre outros detalhes.
O espaço Memória de Nazaré também integra o roteiro. É lá que o visitante vai observar a fé mariana contada por meio de uma exposição. A emoção do Círio estará evidente no terceiro local de visitação, a Estação dos Carros Padre Luciano Brambilla, onde são guardados os carros de promessas e a Berlinda. A visita encerra no espaço Lírio Mimoso, onde podem ser adquiridos produtos oficiais da festa.
Para os organizadores, o retorno das visitas guiadas ao CAN vai estimular o turismo religioso, assim como reaproximar os fiéis do Círio, que este ano também será retomado pela direção da Festa, já que em 2020 não ocorreu, mesmo adaptado à pandemia, sem procissões. “A visita é uma atração turística e cultural que o Círio de Nazaré salvaguarda através dos seus ícones e acervo histórico. Levar os visitantes, mesmo que paraenses, a fazer memória da Festa é reacender a chama da esperança e luz que o Círio traz para cada um de nós”, disse Janes Jacques, coordenadora do setor de turismo da Basílica.
COMO VISITAR
– Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones 4009-8448 ou 4009-8481.
– Ingressos para visitas sem agendamento podem ser adquiridos no Memorial de Nazaré, que fica no estacionamento da Basílica.
Foto: Reprodução
Informações: Diário Online