Governador do Pará e presidente acompanharam o Círio 2024

Na manhã deste domingo (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou a Grande Procissão do Círio de Nazaré ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho. Eles tomaram café no Solar da Beira, um prédio tradicional no Complexo do Ver-o-Peso, e seguiram pelas ruas da cidade que compõem o trajeto da romaria em homenagem à padroeira dos paraenses. 

A procissão, que tem cerca de 3,7 km, saiu da Igreja da Sé às 7h26, após a missa celebrada pelo arcebispo Dom Alberto Taveira, com a participação de aproximadamente 2 milhões de pessoas.

A vice-governadora Hana Ghassan acompanhou a procissão na Estação das Docas, junto ao presidente Lula e ao ministro das Cidades, Jader Filho. “Para nós, do governo do Pará, é uma satisfação enorme acompanhar e apoiar esta festa que mobiliza milhares de pessoas e une o nosso Pará pelo sentimento de amor por Maria. Todos os visitantes são bem-vindos ao Pará, que cada vez mais se firma como um destino turístico, e o turismo religioso certamente representa uma parcela importante das pessoas que vêm conhecer o nosso Estado”, disse a vice-governadora.

Novo Santuário Mariano Fortalece Tradição da Devoção Mariana

A devoção mariana em Belém ganhará um novo Santuário para Nossa Senhora. No dia 8 deste mês, durante a missa de abertura do Círio, o governador Helder Barbalho formalizou o investimento de R$ 48 milhões para a construção do espaço religioso na área do estacionamento da Basílica Santuário, no bairro de Nazaré. 

O Santuário será erguido em frente à Rua Dom Alberto Ramos e à Praça Santuário, integrando-se à Basílica, à própria Praça Santuário, ao Centro Social, à Casa de Plácido, ao Museu Memória, à Estação dos Carros e ao Parque.

A parceria do governo do Pará com a Arquidiocese de Belém visa fortalecer a cultura da devoção religiosa na capital paraense, assegurando um espaço apropriado para os devotos, além da Quadra Nazarena. Isso deve contribuir também para dinamizar a economia belenense, atraindo visitantes na modalidade do chamado turismo religioso.

Tradição Paraense se Renova a Cada Segundo Domingo de Outubro

A procissão deste domingo (13) foi a de número 232 e é considerada a maior das 14 romarias oficiais que compõem o Círio. Ela sai da Catedral Metropolitana, no bairro da Cidade Velha, até a Praça Santuário, onde fica a Basílica de Nazaré. O novo Santuário será construído no mesmo lugar onde, em 1700, o caboclo Plácido encontrou a imagem original da Virgem Maria.

Nos próximos dias, a padroeira dos paraenses receberá homenagens de ciclistas, jovens, crianças, corredores e pessoas com deficiência, até a realização do Recírio, no dia 28, que encerra a festividade. O Círio de Nazaré é considerado uma das maiores manifestações católicas do mundo e, desde 2013, é reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *