Belém recebe investimentos de quase R$ 5 bilhões para a COP 30

O Governo Federal está investindo mais de R$ 4,7 bilhões para preparar Belém para a Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas – COP30, que vai acontecer em novembro de 2025. Esse dinheiro está sendo usado em obras de infraestrutura, saneamento, turismo, hotelaria e melhorias na área portuária. 

As obras do Porto Futuro II e do Parque da Cidade, que são importantes para o evento, estão avançando rapidamente. Também estão sendo feitas melhorias em pontos turísticos e históricos, como o Complexo Ver-o-Peso, o Mercado São Brás e o Parque Linear São Joaquim.

Os investimentos vêm do Novo PAC, do BNDES e de Itaipu. “Estamos trabalhando duro no Governo Federal para apoiar o estado nas obras de preparação de Belém para a COP30”, diz Valter Correia, secretário extraordinário para a COP30 na Casa Civil da Presidência da República. As últimas reuniões em outros países atraíram delegações dos 193 países membros das Nações Unidas. Por isso, cerca de 60 mil pessoas são esperadas em Belém, incluindo chefes de Estado, diplomatas, empresários, investidores, pesquisadores, ONGs e ativistas.

A agenda oficial da COP30 será no Parque da Cidade, que está sendo construído no bairro da Sacramenta, onde era o antigo aeroporto Brigadeiro Protásio, cedido ao Governo do Pará. “O Parque da Cidade será integrado ao Hangar Centro de Convenções, que o Governo do Estado usa para grandes eventos. Já tivemos eventos do G20 lá, o encontro dos países da Amazônia, até como testes para a COP. Vai haver uma integração entre o Centro de Convenções e o Parque da Cidade para que o evento aconteça”, explica Adler Silveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *