BRT Metropolitano terá Ipê Amarelo e Pingo de Ouro no paisagismo

A BR-316, principal via de acesso à capital paraense, está sendo reestruturada em seus primeiros 10,8 km, incluindo a criação de faixas para o BRT Metropolitano, drenagem, calçadas, ciclovia e um projeto de paisagismo com o plantio de árvores. No próximo sábado, 21, Dia da Árvore, o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), responsável pelo projeto, divulgará as espécies que serão plantadas ao longo da rodovia: Ipês Amarelos (Tabebuia serratifolia), Pingo de Ouro (Senna macranthera) e Aroeira (Schinus terebinthifolius).

Essas árvores serão distribuídas pelo canteiro central e nas laterais da rodovia, próximas às calçadas, e 38.493,08 m² de grama verde esmeralda também serão implantados. Devido às obras, vegetais previamente localizados no canteiro central precisaram ser removidos, mas, de acordo com o NGTM, para cada árvore retirada, outras três serão plantadas, somando um total de 2.500 novas mudas, atendendo às exigências ambientais.

Espécies escolhidas
O Ipê Amarelo, de porte médio (2,5 metros), foi selecionado para continuar o corredor de Ipês na Avenida Almirante Barroso, oferecendo conforto térmico. O Pingo de Ouro, também de porte médio, será plantado perto das calçadas para criar sombra para pedestres e ciclistas com sua folhagem amarela. Já a Aroeira será utilizada em frente aos terminais de Ananindeua e Marituba, proporcionando destaque e conforto térmico.

Segundo a arquiteta do NGTM, Cylla Ribeiro, o plantio de árvores e infraestrutura verde é parte do planejamento urbano sustentável, visando mitigar os efeitos das mudanças climáticas, melhorar a qualidade do ar e proporcionar conforto térmico, especialmente ao longo da BR-316.

Transplantes
Em 2020, o NGTM realizou o primeiro transplante de duas samaumeiras na BR-316, que foram removidas do canteiro central e replantadas no viaduto do Coqueiro. Após quatro anos, ambas estão saudáveis. Em 2023, uma palmeira também foi transplantada com sucesso para a Escola Estadual Jarbas Passarinho, em Belém, preservando a integridade da árvore.

As ações ambientais do projeto são desenvolvidas em conjunto com a comunidade local, apoiadas por uma equipe de meio ambiente, assistência social e comunicação.

BRT Metropolitano e a reestruturação da BR-316
O BRT Metropolitano, parte do projeto de mobilidade urbana do Governo do Pará, abrange Belém, Ananindeua e Marituba. A reestruturação dos 10,8 km iniciais da BR-316 inclui 22 km de ciclovia, 13 passarelas, 13 estações de ônibus, 2 terminais de integração, 4 túneis e um viaduto, além de calçadas, drenagem e urbanização, beneficiando mais de 2 milhões de habitantes da região metropolitana de Belém.

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