Pará acrescenta 8 municípios ao mapa do turismo brasileiro em julho

O Pará segue fortalecendo o turismo ao incluir mais 8 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. Em julho, a Secretaria de Turismo (Setur) confirmou a participação de Abaetetuba, Belém, Conceição do Araguaia, Jacareacanga, Limoeiro do Ajuru, São Caetano de Odivelas, São Félix do Xingu e São João do Araguaia no programa.

O Mapa do Turismo Brasileiro, parte crucial do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), determina as áreas prioritárias para o desenvolvimento de políticas públicas no setor. A inclusão no Mapa indica que o município está preparado para receber recursos do Ministério do Turismo, destinados a investimentos em infraestrutura, promoção, capacitação e gestão turística.

De acordo com Hugo Almeida, gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos da Setur, “o reconhecimento desses esforços é fundamental para o avanço e consolidação do turismo no Estado, através do engajamento local na promoção do setor”.

Para fazer parte do Mapa do Turismo, os municípios precisam atender a vários critérios. Entre eles, preencher um formulário no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa), fornecendo dados sobre planejamento, governança, sazonalidade, serviços, equipamentos, infraestrutura, acessibilidade, economia local e atrativos turísticos. Além disso, devem comprovar a existência de um órgão municipal responsável pelo turismo, possuir orçamento destinado ao setor, ter prestadores de serviços cadastrados no Cadastur, manter um conselho municipal de turismo ativo e apresentar um termo de compromisso com o PRT.

Os gestores municipais são responsáveis por fornecer essas informações no Sismapa, que aceita registros em qualquer período do ano. A Setur oferece assessoria técnica para garantir que os critérios sejam atendidos e tem um prazo de até 30 dias para analisar e aprovar os registros. Após a aprovação, os dados são enviados ao Ministério do Turismo para publicação e emissão do certificado de inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, que tem validade de um ano, podendo ser renovado.

Ao longo do ano, a Setur promove eventos técnicos, como os Seminários de Regionalização do Turismo, com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e capacitar os gestores municipais para o uso eficaz do Sismapa. Esses eventos são essenciais para manter os municípios atualizados e preparados para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelo Mapa do Turismo.

O secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, ressaltou a importância dessa inclusão: “a ampliação do Mapa do Turismo Brasileiro com mais municípios do Pará é um reflexo do nosso compromisso em desenvolver o turismo de forma estruturada e sustentável. Esses novos integrantes poderão acessar recursos para aprimorar suas infraestruturas e atrativos turísticos, impulsionando o crescimento econômico local e beneficiando suas comunidades”.

Para mais informações sobre a inclusão de municípios paraenses no Mapa do Turismo Brasileiro, a Setur disponibiliza o e-mail prtpara@setur.pa.gov.br. Esta iniciativa representa um avanço significativo no desenvolvimento do turismo regional, contribuindo para o crescimento econômico e social do Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *