No verão Amazônico Belém chega a ter sensação térmica de 40° graus

Nos últimos dias, os moradores de Belém têm enfrentado uma intensa onda de calor, com temperaturas acima da média e alta sensação térmica. Durante a manhã e parte da tarde, o sol, sem os habituais ventos e chuvas, tem causado um desconforto significativo.

No Pará, a média histórica para o mês de junho em Belém indica uma precipitação de aproximadamente 205,8 milímetros, com temperaturas máximas de 32,5ºC nas primeiras horas da tarde e mínimas de 23ºC à noite. No entanto, a sensação térmica pode ultrapassar os 35ºC, chegando a picos de até 39ºC.

O calor sentido na capital paraense é característico do período menos chuvoso da região, o verão amazônico, que ocorre de junho a novembro, quase não há registros de chuva durante o dia. Por volta das 15h, os termômetros costumam marcar cerca de 33ºC, e no final da tarde, devido à alta temperatura, é comum haver chuvas.

As regiões sul e sudeste do estado precisam de cuidados redobrados, pois, diferente do norte e nordeste, esses territórios possuem menos umidade do oceano. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é uma área onde os ventos alísios dos hemisférios norte e sul se encontram, provocando forte convecção e precipitação, além de desempenhar um papel crucial na distribuição das chuvas tropicais e na regulação do clima em áreas equatoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *