O governo do Pará substituirá a rotatória do 40 Horas por um novo sistema de semáforos com tempo cronometrado e sincronizado, a partir das 21h desta sexta-feira (24). Essa intervenção é necessária para melhorar o fluxo entre Belém e Ananindeua, as duas cidades mais populosas do Pará. A medida faz parte do pacote de obras de infraestrutura planejado e executado pelo governo estadual.
O projeto, desenvolvido pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), será executado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra). Segundo Adler Silveira, titular da Seinfra, a intervenção urbanística visa aumentar a mobilidade em uma das principais rotas entre Belém e Ananindeua. “Essa ação imediata melhorará a mobilidade, garantindo maior fluidez e ordenamento do tráfego, reduzindo interferências e melhorando a qualidade de vida com menos tempo no trânsito”, afirmou Silveira.
Após uma análise técnica do Detran, constatou-se que a rotatória atingiu seu limite devido ao volume de veículos. A mudança visa garantir um tráfego mais ágil e seguro para motoristas e pedestres.
As mudanças na área incluirão a instalação de seis semáforos com três tempos de movimento, a abertura de um retorno entre duas torres de energia na avenida Mário Covas e Hélio Gueiros, além de faixas preferenciais à direita e tempo de travessia para pedestres. A sinalização horizontal e vertical será revitalizada para melhor orientação.
O projeto será realizado em quatro etapas: remoção da rotatória e adequação do retorno, pavimentação da área para passagem de veículos, sinalização vertical e horizontal para segurança do tráfego, e implantação dos semáforos.
Essa intervenção faz parte de um grande pacote de obras de infraestrutura. “Já iniciamos as obras dos viadutos na av. Mário Covas com 3 Corações e na av. Mário Covas com a av. Independência. Com essa nova intervenção na rotatória do 40 Horas, ganharemos maior fluidez, melhor ordenamento do trânsito, maior segurança e mobilidade urbana”, destacou Adler Silveira.
Durante as obras, o Detran controlará o trânsito e orientará os motoristas até a conclusão dos serviços. Equipes de fiscalização do Detran monitorarão a área, e equipes de educação realizarão ações para informar a população sobre as mudanças.
Para João Batista, motorista de ônibus, a intervenção trará melhorias. “O trânsito aqui é complicado, então acho importante esse trabalho para melhorar”. O motorista João Gomes concorda: “Passar por aqui tem sido complicado, essa intervenção é importante”.
Com informações: Agência Pará