Na noite de terça-feira, 12 de março, o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Juruti lançaram a 30ª edição do Festival das Tribos Indígenas de Juruti no Theatro da Paz. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Este ano, o festival ocorrerá nos dias 1, 2 e 3 de agosto no Centro Cultural da cidade, conhecido como Tribódromo.
O Festribal é uma das maiores expressões culturais da Amazônia e, desde 2008, foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Pará pela Lei Estadual nº 7.112. Além disso, é considerado Patrimônio Cultural do Município de Juruti pela Lei Municipal nº 1.010/2011. O festival consiste em um confronto artístico entre as tribos Munduruku (vermelha e amarela) e Muirapinima (vermelha e azul), apresentando alegorias cênicas, danças, cantos indígenas e outros elementos.
“A oportunidade de fortalecer nossa cultura, identidade e tradições, mantendo o orgulho de ser paraense, é motivo de alegria. O Governo do Estado é parceiro de nossos municípios em diversas ações, e estou confiante de que esta será mais uma edição de sucesso do nosso Festribal”, afirmou a vice-governadora, Hana Ghassan.
“A Secretaria de Estado de Cultura tem a honra de receber as tribos nesta noite e promover a divulgação deste festival, parte do patrimônio do Pará. Desde o início de nossa gestão, temos apoiado o festival diretamente e através de outros meios, sempre incentivando e fomentando a cultura. Hoje, estamos orgulhosos de trazer o festival para o Theatro da Paz, reforçando nosso compromisso com os povos tradicionais, a floresta e todas as regiões do Pará”, disse o secretário de Estado de Cultura em exercício, Bruno Chagas.
O Festribal é uma celebração da cultura e dos costumes indígenas, além de representar a luta dos povos da floresta pela valorização e respeito. Ao longo de três décadas, o festival tem impulsionado o turismo na região, atraindo visitantes de todo o Brasil, com um público estimado em cerca de 5 mil pessoas.
“Estamos aqui para celebrar os povos originários através de suas músicas, danças e tradições. Esta noite, compartilharemos um pouco do que é nossa festa. Convido a todos, presentes ou não, a participarem conosco este ano, nos dias 1, 2 e 3 de agosto”, convidou o secretário de cultura de Juruti, Sebastião Júnior.
O lançamento também contou com apresentações das duas tribos, transmitindo uma mensagem de força e alegria ao palco do Theatro da Paz.