Durante a semana de réveillon, com o aumento do tráfego de veículos na saída de Belém em direção ao interior, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) intensificou seu efetivo ao longo da BR-316. Cerca de 45 agentes de fiscalização estão posicionados ao longo dos 18 quilômetros de jurisdição do Departamento, com o objetivo de monitorar o fluxo, facilitar a fluidez do trânsito e prevenir incidentes em toda a extensão. Essa medida faz parte das estratégias da Operação Festas Seguras, realizada em colaboração com os demais órgãos de segurança do Estado.
A operação na BR-316 inclui a implementação de serviços nos pontos de congestionamento na saída e entrada da Região Metropolitana de Belém. Além disso, a atuação abrange o atendimento a possíveis alagamentos, especialmente neste período de registro mais intenso de chuvas.
O Detran recomenda que os condutores prefiram sair de Belém antes das 6h ou após as 21h, períodos em que o fluxo de veículos geralmente é menos intenso. Além disso, a orientação é realizar uma revisão do veículo antes de pegar a estrada, pois possíveis panes mecânicas podem resultar em obstrução parcial da via.
No total, 264 agentes de fiscalização estão distribuídos em 33 municípios ao longo das principais rodovias paraenses desde o dia 21 deste mês. A Operação Festas Seguras 2023 visa prevenir, educar e fiscalizar o trânsito, buscando resultados sem a ocorrência de acidentes e evitando excessos e infrações que possam colocar vidas em risco. O foco da fiscalização está no combate ao excesso de velocidade, ultrapassagens perigosas e alcoolemia, que são as principais causas de acidentes.
Neste ano, o efetivo foi reforçado a pedido da Polícia Civil nas seccionais de Salinópolis, Mosqueiro/Santa Bárbara e Barcarena para combater condutores que dirigem sob a influência de álcool.
Em Salinópolis, as operações serão realizadas nas rodovias PA-124 e 444, bem como nas praias do Atalaia e Farol Velho, em turnos de maior fluxo de veículos e pessoas. Nessas áreas, serão executadas ações de controle de fluxo de veículos, conforme o horário das marés, barreiras de fiscalização com o uso do etilômetro e radar medidor de velocidade.
Com informações: Agência Pará