No período de 13 e 16 de abril, em Belo Horizonte (MG), ocorreu o III Encontro Nacional e II Internacional, organizado pela Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB Nacional, reuniu dezenas de jornalistas e escritoras, oriundas de diversos Estados brasileiros e do Distrito Federal, bem como dos Estados Unidos, França e Países Baixos.
O evento foi marcado por diversas atividades culturais, além de proporcionar um espaço para que as autoras pudessem divulgar as obras. Alunos da Rede Municipal de Belo Horizonte participaram com bastante entusiasmo e conheceram o livro “CABANAGEM de FRANCISCO”, uma aventura na floresta Amazônica.
Na ocasião também ocorreu a cerimônia de Posse das novas Presidentes Coordenadoras, entre elas, a AJEB Pará representada pela Escritora Izabel Cristina Pereira Gadelha.
Izabel Gadelha recebeu ainda enquanto Presidente AJEB Pará duas Moções de Reconhecimento em nome de Cida Gonçalves e Carmem Foro Ministra e Secretária de Articulação do Ministério das Mulheres respectivamente.Ambas serão entregues pela presidente em Cerimônia Solene AJEB PARÁ.
Izabel Cristina Pereira Gadelha também integrou a coletânea “Originárias: A Força Criativa do Legado Feminino”. A obra foi lançada em comemoração aos 53 anos da AJEB Nacional e contou com a participação de 80 autoras mostrando um pouco da História de Zélia Amador de Deus, paraense cujo legado de lutas e conquistas contra o racismo no Pará mereceram mais essa homenagem.
A AJEB foi criada em 8 de abril de 1970, no estado do Paraná, com o objetivo de estimular a produção literária feminina, bem como o hábito da leitura, principalmente do público jovem e infantil. Atualmente a Associação conta com 20 Coordenadorias estaduais.