O governador do Pará, Helder Barbalho, e o governador do Amapá, Waldez Góes, presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, entregaram, na manhã da última quarta-feira, 30/10, ao Papa Francisco, uma declaração com os compromissos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. A entrega ocorreu após a Audiência Geral do Santo Padre, para 15 mil pessoas, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
“Tive a honra de entregar a carta com aquilo que deliberamos na reunião que tivemos na Academia Pontifícia do Vaticano, reafirmando o compromisso com o processo de desenvolvimento sustentável da Amazônia. Como governador do Pará, do Estado mais populoso da Amazônia e, seguramente, o mais importante da região, fico honrado de fazer chegar às mãos do Sumo Pontífice o compromisso dos governadores que está em sintonia com o que a igreja católica deseja para a Amazônia”, declarou Helder.
De acordo com Waldez, documento firma o compromisso da comunidade internacional para o desenvolvimento sustentável da região, apresentando as oportunidades e os desafios regionais no curto, médio e longo prazos, pelos próximos dez anos. “A mobilização internacional, nacional e regional vai provocar uma maior aproximação entre todos os atores. Eu sonho com resultados em favor da sociedade amazônica, através da geração de oportunidades, com a contribuição para a humanidade pela preservaç&atild e;o do meio ambiente”, afirmou o governador do Amapá.
Agenda Internacional
O governador do Pará e o secretário de Meio Ambiente do Estado, Mauro O’de Almeida, seguem agora para Berlim, na Alemanha. Eles participam do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, que se reunirá com os ministros de Meio Ambiente da Noruega e da Alemanha, e com os setores de cooperação de ambos os países.
(Com informações do portal Governo do Amapá)
Foto: Gilberto Ubaiara/Secom Gov. Amapá