A procissão é realizada desde 1992. Foi com Dom Orani João Tempesta, arcebispo da Arquidiocese de Belém no período de 2004 a 2009, que o Traslado para Ananindeua passou a percorrer os bairros mais distantes, alterando a procissão em aproximadamente 20 km, para enfatizar a evangelização e permitir a participação do maior número de fiéis possível às homenagens. No trajeto, empresas, órgãos públicos, instituições, condomínios residenciais e milhares de devotos prestam homenagens a Nossa Senhora de Nazaré.
Pouco antes das 10h, a imagem peregrina chegou à rodovia BR-316, o trecho mais longo do Traslado para Ananindeua, a segunda das 13 romarias oficiais do Círio de Nazaré. Após passar pelo complexo viário do Entroncamento, a santa recebeu homenagens de servidores do Deártamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de (DNIT).
A próxima parada programada da imagem peregrina, com saída da berlinda — das poucas previstas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) — é no shopping center Castanheira, onde ocorre uma homenagem e pequena celabração com bênção.
Com informações G1