O domingo 1º de maio, foi marcado pela solidariedade e incentivo à doação de sangue no Parque do Utinga, onde o governador Helder Barbalho e o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, entregaram à população a nova Unidade Móvel de Coleta de Sangue com capacidade de realizar até três mil coletas mensalmente. Foi um investimento de 2,8 milhões do Governo do Pará.
O governador Helder Barbalho aproveitou a oportunidade e protagonizou a primeira doação de sangue da nova unidade. “Doar sangue não dói e é rápido”, afirmou o governador que convocou a população do Pará a fazer o mesmo para reforçar o estoque de sangue do hemocentro paraense.
Com 14 metros de comprimento e estrutura moderna e inclusiva, desenvolvida com alta complexidade de engenharia, a nova unidade móvel deve aumentar, em torno de 10%, o número de comparecimento do voluntariado que participa de campanhas externas, com uso do veículo para coleta de sangue, que vai impactar positivamente para atendimento transfusional da rede hospitalar do Pará, que hoje conta com mais de 200 hospitais.
O veículo itinerante de coleta de sangue vai começar efetivamente sua programação de campanhas externas, em Belém e interior do Estado, a partir da segunda quinzena de maio. Interessados em compor parceria para promoção da doação de sangue devem entrar em contato com a Gerência de Captação de Doadores (Gecad), de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h; e aos sábados, de 8h às 17h.
A aquisição de mais este veículo, o segundo para coleta de sangue itinerante, vai ampliar a composição de novas parcerias, possibilitando maior acesso da sociedade para a doação de sangue como exercício da cidadania e responsabilidade social na promoção da saúde dos pacientes internados na rede hospitalar, que atualmente é composta por mais de 200 unidades de saúde.
Com informações Ag/Pa
Foto Marco Santos Ag/Pa