Entrou em vigor nesta segunda-feira (28/3) o novo valor de R$ 4 na tarifa de ônibus de Belém. Segundo o Dieese/PA, o reajuste é de 11,11% em relação ao valor anterior. O aumento foi anunciado pelo prefeito Edmilson Rodrigues, na sexta-feira (25/03). No comunicado, o prefeito afirmou que vai atuar junto às prefeituras da Região Metropolitana, e com os demais entes estatais, para construir soluções que garantam o autofinanciamento do sistema.
Segundo a Prefeitura de Belém, uma abertura do edital de licitação do transporte coletivo vai ocorrer em até 60 dias. Isso vai proporcionar renovação da frota, a inclusão gradativa de ônibus com ar-condicionado e tarifa do transporte público socialmente justa, afirmou o prefeito.
O reajuste concedido, no entanto, não agradou o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel), que anunciou que o atual valor de R$ 4, em vigor a partir, não garante a manutenção e os custos do serviço na capital. Usuários do transporte coletivo de Belém sentiram a diminuição da quantidade ônibus circulando nas ruas. Um passageiro que mora no conjunto Cidade Nova, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, e trabalha na capital, estranhou a demora do coletivo.
Com informações Dol