O período do defeso acontece anualmente de 1º de novembro até 28 de fevereiro e visa combater a pesca predatória e o cumprimento é necessário para a reprodução das espécies e, assim, para a garantia da manutenção dos estoques pesqueiros, essencial para a sustentabilidade da atividade na região.
A abertura da pesca aconteceu em Tucuruí oficialmente ontem, terça-feira (01/03), mas o movimento intenso no porto do Km 11, em Tucuruí, ocorreu mesmo nesta quarta-feira (02), pelo ao menos 30 toneladas de Mapará saíram do lago e seguiram para as cidades como Mocajuba, Belém, Tailândia e Cametá. No período de reprodução das espécies, só é permitida a pesca para subsistência, com a captura máxima por pescador, de 5 kg mais um exemplar, por ato de fiscalização, respeitados os tamanhos mínimos de captura estipulado na legislação em vigor.
Para que sobrevive da atividade, a liberação da pesca é um momento de comemoração: “Aqui tem muita oportunidade de ganhar dinheiro. A gente vê muitos desempregados que vem aqui carregam gelo, ajudam descarregar o peixe do barco, já ganham seu dinheiro, garantem um peixe pro almoço. Esse porto é muito importante pra nossa economia.” Explicou José do Nascimento, que compra peixe e leva para outras cidades do Estado.
Com informações Portal Floresta News