A espera de anos chegou ao fim. Um marco da história da região do Baixo Tocantins foi escrito nesta quinta-feira (24/02), com a entrega da ponte “Gerson Peres”, sobre o rio Meruú, no município de Igarapé-Miri. Localizada na PA-151, a nova via integrará a região com a Grande Belém, beneficiando diretamente 12 municípios: Igarapé-Miri, Mocajuba, Barcarena, Abaetetuba, Cametá, Baião, Moju, Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Izabel.
O percurso de uma margem a outra do rio Meruú agora é feito em 38 segundos pelos veículos. Antes, se esperava até uma hora para atravessar o rio na balsa. O ganho é para a logística, para a produção, para a economia do município e para toda a população que vive no Baixo Tocantins, que segundo o último censo do IBGE ultrapassa 740 mil habitantes.
Segundo o governador Helder Barbalho a entrega da ponte do Meruú envolve sonho, esperança, expectativa e muito tempo de espera de toda a população do Baixo Tocantins. Para o secretário de Estado de Transportes (Setran), Adler Silveira, a construção da ponte é uma conquista histórica, que incentiva as vocações econômicas da região, trazendo desenvolvimento para a população que vive no entorno. “Além da geração de emprego e de renda, a agricultura familiar vai ser também beneficiada, uma vez que o frete estará mais barato sem o pagamento da travessia da balsa. É o governo dando mais qualidade de vida para a população, que não vai mais precisar esperar nas filas. A ponte vai integrar as regiões do estado entre RMB com Baixo Tocantins” disse.
Como a economia da região do Baixo Tocantins gira em torno da produção, beneficiamento e exportação do açaí, projetando Igarapé-Miri como o maior produtor de fruto do Brasil, a economia da região a partir de agora está dividida em dois marcos temporais: antes e depois da ponte. “Sem a ponte, a indústria enfrentava muitas dificuldades, já que trabalhamos com um produto perecível. A demora na travessia fazia aumentar o tempo de exposição do fruto à chuva e ao sol, prejudicando muito o produto final. Agora, teremos essa realidade melhorada. Já cheguei a pagar até R$ 2 mil por dia para atravessar nossos caminhões em tempo de safra, então esse valor acabava indo para o preço final do produto”, disse Edison Irmão, coordenador de logística de uma empresa de açaí localizada na cidade.
Para garantir a segurança da navegação, a ponte foi construída com dolfins de proteção dos seus pilares a fim de evitar choque de embarcações. Os dois vãos centrais para navegação da ponte Gerson Peres podem receber embarcações de até oito metros de altura e até 30 metros de largura. A rodovia PA-151 tem 255,7 quilômetros de extensão e é o acesso aos municípios de Barcarena, Abaetetuba, Igarapé-Miri, Cametá, Mocajuba, Baião e Moju, foi construída há mais de 20 anos. A PA-151 pode ser acessada por meio das PA’s 481, 483, 403, 252, 407, 467, 469, 256, 471 e 258 e ainda pela Alça Viária.
Com informações Ag/Pará
Foto Marco Santos Ag/Pará