Em visita em Tucuruí, nesta última quinta-feira (10/02), o governo do Estado repassou para famílias carentes da região do Lago da Usina, um montante superior a 1 milhão e 600 mil reais. O recurso investido foi repassado a 600 moradores por meio dos programas “Sua Casa” e “Recomeçar”. A iniciativa teve como objetivo melhorar a situação dos mais necessitados que foram impactados pelas cheias dos rios na região. Cestas com alimentos também foram disponibilizadas. O governador Helder Barbalho realizou as entregas dos cheques e dos alimentos. O evento de entrega foi realizado no ginásio municipal da cidade, onde o chefe do Executivo Estadual destacou a importância da assistência aos mais necessitados.
O Programa “Recomeçar” concede em situações emergenciais auxílio financeiro em parcela única a famílias em situação de vulnerabilidade social. De acordo com o decreto do Governo do Estado, o programa vai atender vítimas de calamidade pública ocorrida no primeiro semestre de 2022, e em situação de emergência ocasionada pelas fortes chuvas, deslizamentos, inundações, enxurradas e alagamentos. O objetivo do governo é oferecer às famílias um valor que possa ser utilizado na reconstrução dos imóveis danificados pelas águas. Para ter acesso ao benefício, a família deve ter renda mensal de até três salários mínimos e residir em imóvel atingido diretamente pelas fortes chuvas, de forma grave.
“SUA CASA”
O programa Sua Casa investiu cerca de 1 milhão de reais para melhorar a habitação de famílias em situação de vulnerabilidade social que moram na cidade de Tucuruí. A inicial concede até 21 mil reais para construir, reconstruir e melhorar a estrutura física das casas de moradores carentes.
Em 2021, pela primeira vez na história do Pará, segundo a Cohab, um programa de apoio à construção e reconstrução de lares beneficiou tantas pessoas em um único ano. No exercício de 2021, o investimento total com o Programa “Sua Casa”, com a liberação das duas etapas, somou mais de R$ 130 milhões. O recurso foi destinado para o atendimento de 15.709 domicílios. A estimativa da Companhia é de que o programa beneficiou mais de 78.500 pessoas no ano passado.
Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios – estabelecidos em lei – para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.
Com informações Ag/Pará
Foto Marcelo Seabra Ag/Pará