As rodovias que dão acesso a Salinópolis e Mosqueiro, estão recebendo instalação de 14 novos radares nas rodoviais estaduais PA-391, 324 e 444. Os equipamentos eletrônicos, instalados pelo Detran, são do tipo fixo, controladores e medidores de velocidade, destinados a fiscalizar o limite máximo de velocidade da via ou de seu ponto específico, sinalizado por meio de placa R-19. As informações são da Agência Pará.
O limite dos novos radares varia entre 40 km/h e 80 km/h dependendo do perímetro ser de maior ou menor fluxo de pessoas e veículos. É recomendado, por isso, que os condutores estejam ainda mais atentos às placas de sinalização.Os controladores foram implantados ainda no início do ano e desde então, passaram por aferição e diversos testes de qualidade e precisão, incluindo a fase informativa à população. Segundo o Detran, os registros feitos pelos novos equipamentos até o dia 18 de julho não serão validados e funcionaram apenas de forma educativa e adaptativa. A partir desta segunda-feira (19), entretanto, eles passam a funcionar integralmente.
Sinalizações
Na PA-391 (rodovia Engenheiro Augusto Meira Filho), principal via de acesso ao distrito de Mosqueiro, são sete equipamentos localizados no sentido de entrada da cidade, nos quilômetros 6, 9, 13, 15, 16, 19 e 35. Por ser um perímetro variável, com áreas urbanas e rurais, a velocidade permitida é de 40 km/h, 60 km/h e 80 km/h. Já na PA-324, que dá acesso a Salinópolis, são três equipamentos nos quilômetros 12, 20 e 59, também no sentido de entrada da cidade. Em outro ponto, na PA-444, via de acesso à praia do Atalaia, foram fixados quatro radares tanto no sentido de entrada como de saída da praia. Em Salinópolis, o limite máximo de velocidade em todos os equipamentos é de 60 km/h.
Multa
Segundo o Detran, os equipamentos metrológicos para fins de fiscalização de infração cometida por transitar em velocidade acima do permitido funcionam em tempo integral (24 horas por dia). O diretor-geral do Detran, Marcelo Guedes, explica que os radares foram colocados em locais onde os estudos técnicos apontam trafegabilidade intensa de veículos e maior incidência de acidentes.
O excesso de velocidade é a multa mais aplicada no Brasil. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar acima do limite de velocidade permitida para o local implica multa que varia entre R$ 130,16 e R$ 880,41, além de pontuação e até perda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Foto: Reprodução
Informações: O Liberal