A Ilha de Mosqueiro, localizada a 70 KM de Belém, um dos balneários mais procurados durante o mês de julho por conta das férias escolares, comemora 126 anos nesta terça-feira (6). Para comemorar a data uma programação especial da Prefeitura de Belém vai disponibilizar a partir das 9h da manhã de uma tenda da tenda da cidadania com serviços de emissão de documentos, atendimento de saúde e orientações relativas à atuação da Defesa Civil Municipal.
Dentro dessa programação também serão entregues as unidades básicas de saúde do Furo das Marinhas e de Carananduba, além da inauguração do Centro Multicultural Solar da Ilha, finalizando às 20h com a entrega do Caramanchão, no Chapéu Virado.
A Ilha do Mosqueiro virou distrito administrativo em 1901 com a finalidade de transformar a ilha num balneário capaz de abrigar, por temporada, um número crescente de visitantes e veranistas. Hoje, aos 126 anos, Mosqueiro é referência em ambiente aprazível e de lazer com mais de 50 mil habitantes e 19 bairros.
Com 17 km de água doce, o distrito é um dos destinos preferidos dos paraenses, já que fica a pouco mais de 70 km de Belém, sendo conhecida pelas suas ondas de rio, pela nostalgia de suas ruas e pela culinária local.
Um conjunto de 21 praias em forma de enseada, gastronomia, pescado, turismo ecológico, agricultura, comércio, artesanato e grande produção cultural, entre outros atrativos turísticos, destacam Mosqueiro no cenário nacional em termos de belezas exóticas amazônicas e novos trechos do turismo ecológico.
Foto: Reprodução
Informações: G1 Pará