De 7 a 17 de junho a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) participou de uma operação de fiscalização nos municípios das Unidades de Conservação do Lago de Tucuruí. Ao todo, a iniciativa apreendeu 700 quilos de peixe fresco, animais silvestres, armas de fogo, e material proibido para caça e pesca.
A ação foi realizada em parceria com as equipes do Ideflor-Bio, Polícia Militar, Secretarias Municipais e a Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. (Eletronorte). O principal objetivo foi garantir a preservação dos recursos naturais das Unidades de Conservação, e também impedir a prática de crimes ambientais na região.
Durante a ação foram apreendidos um motor rabeta, oito arpões, três malhas, 31 redes e quatro varas de pesca. Uma ocorrência de mineração ilegal também foi flagrada, com apreensão de um trator pá carregadeira. Além de cinco espingardas, foram efetuados dois autos de infração. A operação abrangeu os municípios de Marabá, Tucuruí, Breu Branco, Nova Ipixuna e Itupiranga.
Já entre os animais silvestres resgatados estão duas corujas suindaras, dois macacos-pregos, quatro papagaios, dois periquitos-maracanã, dois jabutis-piranga, cinco passeriformes, que foram encaminhados para avaliação veterinária.
Mais de 90% da economia da região do Lago do Tucuruí é baseada na pesca comercial, o que torna o combate à pesca predatória vital às comunidades locais
Foto: Reprodução/Semas