Conhecido pela arquitetura inspirada nos estilos da art nouveau e neoclássico, o Mercado de São Brás completa hoje 110 anos e chama a atenção de quem passa pelos arredores das instalações. O espaço foi construído no auge do ciclo da borracha, tendo a construção iniciada no dia 1 de maio de 1910 e concluída em 21 de maio de 1911.
Mesmo com toda a história e estrutura, o prédio que deveria ser um dos símbolos turísticos da cidade, tem tido anos de esquecimento dos órgãos públicos. A construção peca pela falta de manutenção e vandalismo. No local é possível ver portões e janelas quebrados, paredes pichadas, além de infiltrações e fiação elétrica expostas.
Apesar da bela estética, o prédio se deteriora com o passar dos anos, e mesmo com o apelo das pessoas que lá trabalham e buscam mantê-lo vivo, nada se é feito pela melhoria.
Para “celebrar” a data, já que não tem muito o que se comemorar, os vendedores decidiram fazer um bolo, mas em forma de protesto para lembrar do que passaram nos últimos anos durante a gestão passada.
Foto: Reprodução
Informações: Diário Online