A partir deste final de semana, o governo do Estado ampliará o atendimento a pacientes com sinais e sintomas leves e moderados de Covid-19 na Região Metropolitana de Belém (RMB) com a mudança de perfil das ações do “TerSaúde”, iniciativa que integra o Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), e a implantação de mais uma policlínica itinerante, que percorrerá diversos bairros, começando pelo Distrito de Mosqueiro.
As ações do TerSaúde com o perfil original haviam sido retomadas no dia 16 de janeiro, mas em função do aumento de casos suspeitos de Covid-19 e da necessidade de ampliar a oferta de atendimento a casos leves e moderados da doença, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) decidiu alterar o perfil e oferecer esse serviço aos finais de semana para a população.
Serão oferecidas consultas médicas exclusivas para pacientes com suspeita de Covid-19, por meio de quatro polos de atendimento, sendo dois no sábado (06) e dois no domingo (7). Serão disponibilizadas 500 consultas médicas, sendo 250 no sábado e 250 no domingo – 125 em cada um dos quatro polos de atendimento.
These risks are highest during the first few weeks of treatment. Phenobarbital renal clearance is not affected by valproic acid. After the study, all the cats involved in the two trials (study 1 and study 2) returned to their normal living conditions (cattery or home) and received regular veterinary care Cialis black 100mg. BMC Psychiatry, 20; Article number: 511.
No sábado (06), as ações vão beneficiar moradores do bairro do Jurunas, na Escola Estadual Artur Porto, em Belém, e do Icuí, na Escola Gregório de Almeida, em Ananindeua. No domingo (7), as ações serão realizadas no bairro da Cabanagem, na Escola Estadual José Valente Ribeiro, e no Guamá, na Escola Estadual Barão de Igarapé-Miri, ambas na capital, das 8 às 13 h.
Para a realização das ações nos quatro polos em Belém, a Sespa contará com 88 profissionais, sendo 12 médicos, 12 enfermeiros, quatro farmacêuticos, 24 técnicos em enfermagem, 32 profissionais de apoio e quatro coordenadores. “Cada polo terá três médicos, sendo 42 consultas para cada um deles”, informou Alessandra Amaral, coordenadora do TerSaúde e das Policlínicas Itinerantes.
Policlínica itinerante – Em Mosqueiro, Policlínica Itinerante funcionará nos dias 06, 7 e 8 de março, das 09 às 16 h, na Escola Estadual Honorato Filgueiras, oferecendo 200 atendimentos diários para pessoas com sinais e sintomas leves e moderados de Covid-19. “Estaremos com essas ações mais uma vez descentralizando os serviços da Policlínica Itinerante para perto da população”, reforçou Alessandra Amaral.
Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, a Sespa muda o perfil das ações e dos serviços de saúde de acordo com o comportamento da pandemia e a situação epidemiológica de cada região. “No momento, a Região Metropolitana de Belém precisa desse reforço de atendimento de casos leves e moderados para evitar que se agravem, e os pacientes necessitem de internação hospitalar. Cuidar dos casos no início dos sintomas é uma forma de evitar o colapso no sistema de saúde”, reiterou o titular da Sespa.
É importante lembrar que a população da Região Metropolitana também conta com as policlínicas itinerantes instaladas no estacionamento do Hangar – ao lado do Hospital de Campanha – e no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), que funcionam de segunda a sábado das 8 às 17 h, e aos domingos das 8 às 13 h. Também está funcionando a policlínica na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, de segunda a sábado, das 8 às 17 h.
Serviço: O usuário que deseja ser atendido em uma das ações do TerSaúde precisa apenas se dirigir a um dos pontos de atendimento portando documento de identificação e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
Foto: Reprodução
Informações: Agência Pará