Índios da etnia Arara, da aldeia Iriri, na Terra Indígena Cachoeira Seca, em Altamira, sudoeste paraense, vão começar a abastecer a merenda da escola pública que existe na própria comunidade com produtos frescos e da cultura ancestral, como farinha d´água, cará, banana e tapioca. A expectativa é que as 28 famílias já participem, ano que vem, das seleções do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), pela prefeitura, inclusive de editais exclusivos para povos tradicionais.
A mobilização e a preparação dos indígenas vêm ocorrendo ao longo deste semestre, com o apoio do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), sob a coordenação Frente de Proteção Etnoambiental Médio Xingu (FPEMX), da Fundação Nacional do Índio (Funai).
“Fizemos reunião na aldeia e orientamos sobre como participar do Pnae, bem como estamos articulando com a Funai para a Emater emitir as Daps [declarações de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf] necessárias”, explica a técnica em aquicultura da Emater, Simone Silva.
(Com informações da Agência Pará)
Foto: Ascom/Emater