O governador Helder Barbalho confirmou, na manhã deste quinta-feira (16), que as aulas da rede pública estadual não serão retomadas no dia 3 de agosto, como havia sido anunciado anteriormente . A confirmação foi feita em redes sociais, por volta das 11h30. Helder fez o anúncio em vídeo gravado ao lado de Elieth de Fátima, titular da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), e de Betânia Fidaldo, presidente do Conselho Estadual de Educação.
“Baseado na ciência e com muita cautela, continuaremos estudando o cenário epidemiológico do Estado e avaliando este retorno, que será apoiado por uma série de protocolos e medidas complementares, garantindo a segurança dos alunos”, justificou o governador.
Pessoal, o Governo do Estado não voltará com as aulas da rede pública estadual no dia 03 de Agosto. pic.twitter.com/qd58XqpB2X
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) July 16, 2020
Helder reforçou ainda que o Pará é o estado brasileiro que mais diminuiu os números de casos e óbitos da Covid-19, nas últimas semanas. “No entanto, alertas importantes de cientistas e médicos para que tenhamos cuidado, e sejamos cautelosos nesta volta às aulas. Quando as aulas voltarem, teremos uma série de protocolos e medidas complementares que farão a diferença, como a distribuição de milhões de máscaras para os alunos e profissionais da rede pública estadual de educação”, destacou.
Nova avaliação – No próximo dia 15 de agosto será feita uma nova avaliação da situação da Covid-19 nas oito regiões do estado, baseado em projeções de pesquisas e números de leitos clínicos, números de UTIs, casos novos e números do óbitos. “Além do percentual da presença do vírus detectado na nossa pesquisa epidemiológica que está sendo feita pela Uepa. A retomada acontecerá à luz da ciência, recoberta com todos os cuidados sanitários necessários”, complementou Helder Barbalho.
(Com informações da Agência Pará)
Foto: Reprodução/TV Cultura