O governador Helder Barbalho confirmou à revista Veja, no final da tarde desta terça-feira (05), que ainda hoje publicará o decreto de lockdown, que garante o fechamento total de estabelecimentos comerciais e serviços não essenciais em dez municipios do estado.
Além da capital, a medidas incluirá mais nove cidades, a maioria delas na região metropolitana de Belém. Segundo o governador, o decreto começará a valer a partir da quinta-feira (07) com duração de uma semana, a princípio. O funcionamento ficará restrito a atividades essenciais. Os limites das cidades da região metropolitana serão fechados, exceto para abastecimento e trânsito de profissionais das áreas essenciais.
A determinação limitará a circulação de pessoas em Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Barbara, Santa Isabel do Pará, Castanhal, Vigia de Nazaré, Santo Antônio do Tauá e Breves.
Nas cidades sob o decreto, será permitida somente a circulação de pessoas que estejam se dirigindo a algum dos serviços essenciais previstos pela medida, com a limitação de apenas uma pessoa por veículo.
Anúncio será feito pela internet
Helder anunciará o novo decreto, em transmissão ao vivo pela internet. Segundo o governo, as medidas ficarão restritas as atividades essenciais, como supermercados, alimentação, bancos, farmácias, casas lotéricas e feiras livres. O decreto deve fechar os limites dos municípios, exceto para transportes de abastecimento de produtos e trânsito de profissionais essenciais.
Foto: Divulgação/Governo do Pará